terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que é Sincronismo?

*Estudo Sincrônico: Estuda a língua em um dado momento. Sincrônia: do grego ‘syn’ (“juntamente”) + chrónos (“tempo”)
Ferdinand de Saussure enfatizou uma visão sincrônica, em contraste à visão diacrônica do estudo da língua(através do tempo), forma como o estudo das línguas era tradicionalmente realizado no século
XIX. Com tal visão, Saussure procurou entender a estrutura da linguagem em um determinado momento do tempo, deixando de lado as mudanças ocorridas na língua no decorrer dos séculos.

No sincronismo estuda-se a língua em um determinado momento, sem analisar fatores como mudanças ocorridas na língua. Saussure considera prioritário o ESTUDO SINCRÔNICO, porque o falante nativo não tem consciência da sucessão dos fatos da língua no tempo. Para o indivíduo que usa a língua como veículo de comunicação e interação social, essa sucessão não existe. A única e verdadeira realidade que se apresenta de forma imediata é a do estado atual da língua.

→ Em outras palavras, sincronia é sinônimo de descrição, seu objeto de estudo é a língua no atual momento, uma vez que os falantes nativos de determinada língua não tem plena consciência do modo como se falava no passado. No momento da comunicação não nos convêm analisar como falava-se anos atrás.

Vejamos:







    Na hora de conquistar a garota, o importante foi fazer-se entender, o garoto não parou para analisar como os garotos dos anos 30 se comunicavam com as garotas(estudo diacrônico).


Thaís Aquino
RA: C0621B-9


Nenhum comentário:

Postar um comentário