*Estudo
Sincrônico:
Estuda a língua em um dado momento. Sincrônia: do grego ‘syn’
(“juntamente”) + chrónos (“tempo”)
Ferdinand de Saussure enfatizou uma visão sincrônica,
em contraste à visão diacrônica do estudo da língua(através do
tempo), forma como o estudo das línguas era tradicionalmente
realizado no século
XIX. Com tal
visão, Saussure procurou entender a estrutura da linguagem em um
determinado momento do tempo, deixando de lado as mudanças ocorridas
na língua no decorrer dos séculos.
No sincronismo estuda-se a língua em um determinado momento, sem
analisar fatores como mudanças ocorridas na língua. Saussure
considera prioritário o ESTUDO
SINCRÔNICO,
porque o falante nativo não tem consciência da sucessão dos fatos
da língua no tempo. Para o indivíduo que usa a língua como veículo
de comunicação e interação social, essa sucessão não existe. A
única e verdadeira realidade que se apresenta de forma imediata é a
do estado atual da língua.
→ Em outras palavras, sincronia é sinônimo de descrição, seu
objeto de estudo é a língua no atual momento, uma vez que os
falantes nativos de determinada língua não tem plena consciência
do modo como se falava no passado. No momento da comunicação não
nos convêm analisar como falava-se anos atrás.
Vejamos:
Na hora de conquistar a garota, o importante foi fazer-se
entender, o garoto não parou para analisar como
os garotos dos anos 30 se comunicavam com as garotas(estudo
diacrônico).
Thaís Aquino
RA: C0621B-9
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