quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Enfoque dos estudos linguísticos

    Já vimos como e onde surgiu e os que são os estudos sincrônicos, vimos também sua aplicabilidade no estudo da língua! Lembrando que se trata de uma dicotomia Saussureana! Em algum momento você já se perguntou quais são os outros estudos e quais suas características?! Vejamos então a resposta a essa pergunta, mas antes vamos relembrar...

A visão sincrônica foi criada por Ferdinand Saussure  a partir de seu estudo estruturalista. Saussure procurou entender a estrutura da linguagem em um determinado momento do tempo, deixando de lado as mudanças ocorridas na língua no decorrer dos séculos.

Vejamos então a que se opõem os estudos sincrônicos e por quê!  Na verdade não são uma oposição e sim um complemento, os três enfoques de estudos se correlacionam e são eles:
Ø  Enfoque anacrônico: estuda os fenômenos linguísticos independente de seu real uso, porque seu estudo é centrado nas possibilidades de funcionamento, ou seja, buscam descrever ou explicar quanto à sua natureza e função.

  •        Quanto a seu modo de ser, é atemporal, pode referir-se ao passado, ao presente e até mesmo fazer uma previsão do futuro, ele examina o fato linguístico como potencial, um conjunto de possibilidades.

Ø  Enfoque diacrônico: estuda os fenômenos linguísticos e suas mudanças ao longo de sua historia e as mudanças que sofreu ao longo do tempo.

  •         Quanto a sua evolução.
·         Um bom exemplo é a palavra vosmecê que mudou para você.

Ø  Enfoque sincrônico: estuda os fenômenos linguísticos observando os fatos e usos concretos em um dado momento, desconsiderando suas mudanças históricas.  

  •      Ao seu funcionamento.

Fonte:
            http://ufba2011.com/gramatica.pdf  -  página 26.

Heloísa Pereira
R.A: C2068H-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário